Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Quanto custa sua atenção ao BBB?


Em tempos de poucas atrações qualificadas na TV, mais uma vez começa o BBB, que neste ano alcança sua edição de n° 11. O programa estreou neste pais no ano 2000, dotado de uma nova proposta. Buscava quebrar o padrão das mesmices, que por falta de opções, estávamos acostumados a ver.

Como toda nova empreitada, no inicio tudo eram flores. Entretanto, no decorrer dessa década alguns aspectos deste gênero de programa tomaram forma e se puseram à mostra.

Quem esperava ver como se apresentavam as relações humanas na vida real, tem assistido a um misto de grandes e medíocres encenações e manipulações. Com um único objetivo, ludibriar o público e os outros participantes a fim de chegar ao seu objetivo. O participante do BBB não é uma pessoal real, mas um ator.

O BBB de maneira latente explora talvez o traço predominante da personalidade do ser humano, a curiosidade. Ao assistirmos a este tipo de programa de TV nos submetemos a presenciar gestos de indivíduos pouco providos de educação ou normas de conduta aceitáveis, são figuras exóticas, irreverentes, sem o menor pudor, desprovidas de escrúpulos, dispostos a tudo para alcançar o prêmio maior.

Você já percebeu que o ganhador do BBB é fruto de um processo de eliminações sistemáticas de outros participantes, até que sobre 2 ou 3, e por fim, se escolha o campeão? Porquanto, o grande vencedor do BBB, não é o participante mais querido, mas o menos rejeitado.

O ganhador deveria ser premiado por merecimento, por algo de bom que tivesse realizado no desenvolvimento da disputa. Alguém com valores morais e éticos. Mas a despeito da lógica, ganha o prêmio aquele que melhor encenar ou abusar das máscaras, aliás caracteristicas que os "broders" julgam imprescindíveis para o sucesso no jogo. O problema é que esse padrão de comportamento, institui o modelo a ser seguido aqui fora, na vida real. E ai todos nós perdemos.

Ademais, a emissora que exibe o BBB põe os dispêndios do programa e o prêmio recebido pelo ganhador às suas custas. Quando você pega o telefone para eliminar um participante, de maneira direta esta financiando o programa e as ações promovidas por ele.

Será que tudo isso vale a nossa atenção?

Particularmente, eu não mais assisto ao BBB. Se Cavar fundo você vai encontrar uma alternativa menos conturbada. Aliás, se não encontrar outra coisa melhor na TV, com certeza haverá outros afazeres mais preciosos. Uma dica leia.


Do autor, Jonata, Obrigado.


Salve esta página nos seus favoritos, aperte as teclas CTRL + D.


Um comentário: