Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Em divida com o futuro



A população brasileira tem sofrido de uma afecção crônica que perpassa séculos. Falta cultura ao povo. Embora, a forma mais simples de acesso a esta, seja a leitura. Essa prática, infelizmente, não é muito comum por aqui.

Em meio a este cenário, os cerca de 66 milhões de leitores brasileiros lêem em média 4,7 livros por ano (e isso inclui os livros didáticos, que obrigatoriamente são lidos em sala de aula), segundo pesquisa do Ibope. Enquanto que, nos chamados países desenvolvidos, este índice chega a 12 livros por ano.

 É que claro que os efeitos disso só podem ser aferidos a longo prazo. Entretanto, é possivel notar os expressivos resultados de nações como, os Estados Unidos, que cultivam o costume da leitura desde berço. No âmbito da economia, tecnologia, níveis de educação, Infra-estrutura, etc. Já o Brasil vive uma crise de escassez de profissionais tecnicamente habilitados nos moldes que o mercado exige.

No entanto, ler por vezes, talvez se torne desafiador. É preciso força de vontade. Essa tarefa fica ainda mais difícil quando o individuo se vê rodeado pelas inumeráveis distrações, que o envolvem no seu dia a dia. Seja no seu oficio diário, o trabalho. Seja nas fontes de divertimento que a indústria do entretenimento tem gerado incessantemente, que não por acaso tem enredado principalmente os jovens.

Por conseguinte, mais cedo ou mais tarde, a vida cobrará pelo desmedido despreparo de muitos, no que tange ao tratatamento que conferem à leitura e ao conhecimento. E os obstáculos, inerentes a esse processo, apresentam-se-ão primeiro, pelas dificuldades em ingressar numa boa instituição de ensino e posteriormente no desafio de alcançar a tão almejada estabilidade financeira.

Diante dessa iminente problemática, proponho uma nova atitude. Uma atitude de troca. Aproveite os minutos ociosos do seu dia para uma leitura benéfica. Logo você vai perceber que esse exercício aguça o raciocínio, melhora a escrita, desenvolve a fala e a capacidade de argumentação. Se aceitar essa proposta, com certeza, em curto prazo você vai notar alguns benefícios.


Do autor, Jonata. Obrigado!

Coloque este Blog em seus favoritos, aperte as teclas CTRL + D.


Nenhum comentário:

Postar um comentário