Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Como nasce um criminoso brasileiro?



Em uma dessas tediosas horas, que só as noites de verão são capazes de proporcionar, acometido de um persistente e relutante receio, me sujeitei a acompanhar a programação da TV. E mesmo sabendo que dificilmente encontraria algo frutuoso. Quase que inconscientemente trocava de canal. Quando de súbito topei com uma triste trama representada pela teledramaturgia nacional. Que retratava a marginalização da juventude brasileira.

E fiquei a meditar...

Não sei se você já se questionou porque tantos jovens brasileiros recorrem ao crime como estilo de vida. Ou se já sofreu algum infortúnio ocasionado pela ação de quaisquer desses bandidos precoces. Embora, imagine que algumas pessoas não conheçam a historia de vida de muitos desses personagens da vida real. Eles não raro tem como destino, o chamado: “cercado dos horrores”, cujas principais características são a escuridão e os pouquíssimos metros quadrados capazes de cercear o seu direito de liberdade. Dessa maneira, os marginais ficam subjugados ao critério da própria sorte, para saber se esta se configurará em forma de prisão ou cemitério.

Entretanto, as similaridades entre tais indivíduos não param por ai. Com frequência, são fruto da segregação social e cultural imposta pelo atual modelo econômico vigente no país. Há ainda presente em suas vidas, a imagem de pais miseráveis e/ou irresponsáveis, que de maneira recorrente os exploram, a fim de obter algum meio de subsistência. A escola só conhecem por terem ouvido falar. Pois desde cedo tiveram que trabalhar para não ser espancados pelos seus pais.

Mas, nada é tão ruim que não possa piorar. E em meio a tantas mazelas desencadeadas pelo seu modo de vida. Por vezes, aparece a figura das drogas. É então, a partir daí, que se começa a ensejar a pratica de crimes para sustentar o seu vicio. E nossotros passivos mortais sofremos as conseqüências.

Em face a isto, percebo que enquanto não criarem programas de governo que tenham como objetivo ofertar oportunidades dignas às nossas crianças, o Brasil terá que construir presídios ao invés de escolas.

E enquanto isso não acontece só me resta desejar a todos nós, que estes tais meliantes nunca nos encontrem em suas investidas. Embora o cenário atual pareça não indicar isso.

De seu antenado blogueiro, Jonata.
Obrigado! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário