Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O valor da informação




Quanto vale uma informação? Todos os dias, pessoas ao redor do globo são enredadas com noticias que assumem as mais diversas formas. Muitas delas têm a prerrogativa de nortear o futuro de jovens, famílias ou até mesmo governos, seja pela influência que exercem na escolha que estes fazem em relação ao seu futuro, seja pela direção que o teor das informações impõe ao estilo de vida de cada um.  A questão é que reiteradas vezes, órgãos de impressa e/ou governos conferiram um traço ardiloso a dados oficiais tencionando implicitamente interesses econômicos e/ou políticos.

Acerca disso, recentemente aspectos latentes de informações de cunho histórico tem sido desnudados para a critica do público em geral. E neste sentido, o episódio da manipulação de dados relacionados ao aquecimento global é emblemático. O que mais traz perplexidade ao fato, é que durante décadas “essa verdade” foi disseminada mundialmente como um axioma da vida moderna, um fenômeno que influenciaria sensivelmente o futuro da humanidade. Acresce, que os dados que dotaram esta informação de um suposto tom de veracidade emanaram da ONU, órgão oficial internacional que delibera sobre questões de cunho econômico, social, ambiental, político etc. Que evidentemente deveria primar pela lisura em qualquer circunstância.

Outrossim, já dizia o poeta e dramaturgo inglês, Oscar Wilde: “a vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida” e, neste respeito, dificilmente algum diretor de Hollywood seria capaz de conceber esse ar paralelo de farsa e tragédia com tanto requinte como as potencias econômicas do mundo contemporâneo conseguiram ao criar a tal farsa do aquecimento global. Que ao contrario das maravilhosas obras que gravitam no seio da sétima arte, se traduz num conturbado longa metragem da vida real capaz de mudar o rumo de bilhões de vidas.

Por outro lado, não seria racional imaginar que toda noticia tem esse caráter. E se apartar do mundo real. Já que por natureza o homem é um ser sociável e precisa para sua própria subsistência viver em sociedade. O principal desdobramento disso se evidencia na relação de troca do homem com o seu meio. Esta troca por sua vez se materializa pela geração e absorção de informações. Processo necessário ao desenvolvimento de qualquer individuo.

De outra maneira, a superação das exigências que implicam da vida moderna deriva de uma boa orientação no que concerne ao conhecimento e a informação, já que estes figuram como pilares essenciais para o sucesso, num mundo cada vez mais capitalista e globalizado, que exige das pessoas muito mais preparação (educação) e habilidades. Assim, não é possível viver alheio ao curso dos acontecimentos contemporâneos, e às informações ou conhecimento gerado pelo sistema. Contudo, é preciso no minimo filtrar as informações ou se certificar da confiabilidade das fontes de cada noticia antes de acreditar nela.

Do autor, Jonata. Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário